A documentação museológica como suporte para a comunicação com o público: a cadeirinha de arruar do Museu de Arte da Bahia
Autora: OLIVEIRA, Amanda de Almeida.
A presente pesquisa tem como propósito analisar o processo de informação produzido e gerido pelo Sistema de Documentação Museológica (SDM) e averiguar como a sua operação repercute no conteúdo apresentado na exposição de longa-duração do museu, a partir do estudo de caso da cadeirinha de arruar do Museu de Arte da Bahia (MAB). Considerando que a representação está sujeita ao modo como o objeto é documentado no museu e, caso haja equívocos na sua aplicação, pode causar distorções, o que influenciará nas interpretações do objeto ou mesmo torná-lo imperceptível ao público na exposição. A pesquisa possui aspectos teóricos e práticos. A teoria envolveu um levantamento bibliográfico que perpassa as discussões nas áreas da Museologia, Comunicação e Ciência da Informação; e a prática ocorre na análise da poiese do MAB, em específico visualizada no SDM, e na pesquisa de campo com a utilização do método da observação da exposição do MAB. A partir dessa análise, foi realizado um estudo comparativo com o Museu Histórico Nacional, do Rio de Janeiro e o Museu Nacional dos Coches, de Portugal, que possuem exemplares de cadeirinhas de arruar nas suas coleções, para verificar o processo da informação na relação SDM/exposição. Esse trabalho envolveu também a pesquisa histórica com o uso de fontes iconográficas, anúncios de jornais de época e relatos dos viajantes para investigar as relações que envolvem a cadeirinha de arruar, compreendendo o contexto histórico de seu uso e produção, a mão-de-obra escrava e a evolução do transporte urbano. Do mesmo modo, foi realizado estudos para identificar as origens desse meio de transporte e o uso em outras culturas. Os resultados da pesquisa constataram que a produção de informação no SDM e a comunicação contínua com outros sistemas do museu possibilitam a disseminação de informação, refletindo no conteúdo apresentado sobre o objeto e as coleções na exposição, foco da comunicação do museu mediadora para com o público.
The present research aims to analyze the information process produced and managed by the Museum Documentation System (SDM) and to investigate how its operation has repercussions on the content presented in the long-term exhibition of the museum, from the case study of the sedan chair of the Museum of Art from Bahia (MAB). Considering that representation is subject to the way the object is documented in the museum and, if there are misconceptions in its application, it can cause distortions, which will influence in the interpretations of the object or even make it imperceptible to the audience in the exhibition. The research has theoretical and practical aspects. The theory involved a bibliographical survey that pervades the discussions in the areas of Museology, Communication and Information Science; and the practice occurs in the analysis of MAB poiesis, specifically visualized in SDM, and in field research using the MAB exposure observation method. From this analysis, a comparative study was carried out with the National Historical Museum, of Rio de Janeiro and the National Coach Museum of Portugal that have models of sedan chairs in their collections, to verify the information process in the SDM / exposition relationship. This work also involved historical research using iconographic sources, period newspaper ads and travelers' reports to investigate the relationships involving the sedan chair, including the historical context of its use and production, slave trade, and the evolution of urban transportation. In the same way, studies were carried out to identify the origins of this transport medium and the use in other cultures. The results of the research showed that the production of information in the SDM and the continuous communication with other systems of the museum allows the dissemination of information, reflecting in the content presented on the object and the collections in the exhibition, focus of the mediator communication with the public.